DESCRIÇÃO

Os Agentes de Leitura de Itapiúna mantêm também encontros com as famílias atendidas e da comunidade, para a realização de Oficinas de Arte. Essas oficinas são sempre de caráter interativo, para tratar a arte como algo em comum a todas as famílias, além da leitura.
As famílias são convidadas e sem pagar nada participam das oficinas e todos os produtos produzidos por elas, ficam com as próprias famílias.

OBJETIVOS

O maior objetivo a ser alcançado é fazer com que as famílias, que já tem um elo em comum, a Leitura, criem novos laços e aprendam a valorizar mais a nossa cultura local, socializando-a entre a comunidade. Fazendo com que a família participe, as Oficinas de Arte serão novas referências de participação cidadã.
Não objetivando lucrar nada financeiro com esses encontros, nossas atividades seguem interagindo e unindo as famílias que são e as que não são atendidas pelo projeto Agentes de Leitura de Itapiúna.

PROCEDIMENTOS

De início planejamos a pauta de cada oficina, já tendo em mente os produtos e a arte que será focalizada. Depois pedimos o apoio, voluntário, de um artesão e/ou profissional na área para nos ajudar em nossas oficinas.
Os Agentes de Leitura de Itapiúna já realizaram duas dessas oficinas e ambas com muitos produtos finalizados pelas próprias famílias. As oficinas citadas foram de Chaveiros Artesanais e tivemos a participação de uma das mais importantes Artesãs de nossa cidade.

AVALIAÇÃO

Nossa avaliação, como acontece na maioria de nossas oficinas se baseia na participação das famílias convidadas e nos frutos do nosso trabalho de cada encontro. Ao final dessas oficinas, além de as famílias tirarem uma foto com os produtos, elas falam o que mais gostaram no encontro, o que mostra que nossos objetivos estão sendo alcançados.

MATERIAL UTILIZADO

A questão do material é muito variável, pois depende muito da arte com que se deseja trabalhar. Mas nas ultimas oficinas trabalhadas com as famílias utilizamos muito de: cola, algodão, e.v.a., t.n.t, sabonete, aros de metal, fitilho, e muitos outros...

TEMPO NECESSÁRIO

Geralmente utilizamos de duas a mais semanas para o planejamento das oficinas, do contato com o artesão ou profissional. Para a realização das oficinas propriamente ditas, utilizamos de duas a quatro horas desde o início dos trabalhos até a finalização dos produtos.