DESCRIÇÃO

Digitalizando a Leitura será uma sequência de oficinas onde atenderemos jovens e adultos de nossa comunidade para abordarmos uma maneira diferente de incentivo a Leitura. Tal diferença será estabelecida no uso do Computador e da Internet, portanto as oficinas serão ministradas em Ilhas Digitais e/ou Lan Houses.
Vale ressaltar que o incentivo a ser abordado será a leitura em geral, mas com foco principal no livro Impresso e Digital. Para tanto usaremos de palestras que visem mostrar aos participantes a importância da leitura e como ela está sendo Digitalizada, dentre outras atividades que vão desde a apresentações de livros impressos ao surgimento do Livro digital.
Cada oficina atenderá os jovens e adultos devidamente inscritos sem nenhuma carga tributária.

OBJETIVOS

Um de nossos objetivos ao criar essas oficinas é levar para a população carente de Itapiúna, informações sobre a Inclusão Digital por meio da Leitura. No mundo de hoje há quem não saiba o que é essa inclusão e aproveitando já o caminho do incentivo da Leitura, que por sinal é muito forte em nosso município, visaremos trabalhar com esses futuros leitores o aparecimento da Leitura Digital e o desenvolvimento desta dentro de nossa sociedade.
Nosso maior objetivo é em geral mostrar a população Itapiunense, a importância da leitura, mostrando a eles como a Leitura evoluiu e como evoluir com ela. De uma maneira simples e que nos dê resultados satisfatórios, objetivamos atender em média 50 Leitores por mês e alcançar talvez metade desse número, como leitores ativos.

PROCEDIMENTOS

De início, em parceria com a Estação Digital de Itapiúna, começaremos a desenvolver essas oficinas com pequenos números de Jovens e adultos. Será convidado um certo número para cada oficina que serão assim divididas:

1ª PARTE - Teórica
Palestra sobre a importância da Leitura e o impacto dela dentro da sociedade.
Roda de conversa sobre a evolução da Literatura
Palestra sobre “O Que é Inclusão Digital?”
Roda de conversa sobre a Leitura Digital
Atividades

2ª PARTE – Prática
Exemplos de Livros Digitalizados
Como Baixar um Livro Digital
Atividades

As atividades desenvolvidas nas oficinas, como os dowloads de livros e slides de discussões, estarão disponibilizadas para a comunidade e os freqüentadores da Ilha Digital e ou Lan House em que aconteceu a oficina.

AVALIAÇÃO

Por não ser de cunho aprovativo, os instrutores das oficinas avaliarão seus leitores de modo a considerar os pontos a seguir:
Participação
Comportamento
Elaboração das Atividades
E/ou idéias que visem dar algum valor positivo para as oficinas.
Consideraremos nossos objetivos alcançados quando ao fim das oficinas, os leitores saiam sabendo conversar sobre a Leitura Digital e os meios pelos quais ela está sendo usada.

MATERIAL UTILIZADO

Computador com Internet
Bloco de papel e Caneta
Livros Digitais
Slides

TEMPO NECESSÁRIO

Como as oficinas serão divididas em parte teórica e parte prática (atividades), nos serão necessárias de DUAS a TRÊS horas de duração para cada oficina.