DESCRIÇÃO



O mini-Projeto “Agentes de Leitura nas Escolas” consiste em uma seleção de encontros e oficinas realizadas em escolas, pelos Agentes de Leitura de Itapiúna. O trabalho é totalmente voluntário e cabe a escola aceitar ou não.

As oficinas, sempre são de caráter artístico ou educativo, contanto que tenham um único objetivo: o incentivo a leitura e a interação do livro no meio familiar e social.

Os encontros abordam a mesma temática e visam os mesmos objetivos, o que diferem é que nos encontros, as palestras e atividades são mais específicas para um subtema, como por exemplo, Literatura Infantil, ou Contos Populares. Isso que dizer que nesse encontro só se falará nesse subtema.



OBJETIVOS



O maior objetivo desse Mini-Projeto, é mostrar o valor do livro e a importância do mesmo no meio familiar e social. Sendo a escola uma segunda casa para os alunos, será por meio dela que mostraremos essa importância social do livro e da difusão da leitura. Além disso, mostraremos também, como está organizado o Projeto Agentes de leitura de Itapiúna, além de interagir os alunos entre si em um ambiente comum a todas eles, seja para o lazer-educativo, seja para leitura ou simplesmente para alertar para a valorização do nosso patrimônio: A Escola.



PROCEDIMENTOS



O Agente combina com o Diretor da escola, Professor ou responsável pela Escola e agenda uma visita entre alunos e Agentes. Nessa visita predominará o objetivo e a atividade (Encontro ou Oficina).



AVALIAÇÃO



Avaliaremos a participação dos alunos como totalmente positiva para o crescimento não só do incentivo a leitura, mas como também do reconhecimento e preservação da importância do livro. A participação dos alunos nos auxiliará a incentivar a comunidade a exercer sempre papéis como estes.





MATERIAL UTILIZADO



Livros

Dinâmicas

Músicas



TEMPO NECESSÁRIO



O Mini-Projeto “Agentes de Leitura nas Escolas” será realizado no decorrer do ano, sendo que cada agente terá um tempo e uma escola para levar suas atividades.

Cada Oficina e/ou Encontro deve demorar no mínimo Uma hora e no máximo Duas horas.



PARCEIROS



Biblioteca Pública de Itapiúna



­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Sua Escola



REALIZAÇÃO: AGENTES DE LEITURA DE ITAPIÚNA