Foi no dia 17 as 6 e 30.

O público foi chegando, os agentes d e leitura estavam ansiosos e quando ele chegou, a salva de palmas o acompanharam...

Estou falando de Pedro Bandeira, autor de A DROGA DA OBEDIÊNCIA e do recém adaptado para o cinema O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA.

O autor é divertido e nos deu uma enorme lição de criatividade e cidadania...


UMA BREVE BIOGRAFIA DO AUTOR:


Pedro Bandeira

Pedro Bandeira de Luna Filho (Santos, 9 de março de 1942) é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Recebeu vários prêmios, como o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros.

Pedro Bandeira é o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (vinte milhões de exemplares até 2006) e, como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o país. É autor de setenta e sete livros publicados, entre eles títulos consagrados como a série Os Karas, A marca de uma lágrima, Agora estou sozinha…, A hora da verdade e Prova de Fogo.


Vida Pessoal

Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu em Santos, SP, em 9 de março de 1942, onde dedicou-se ao teatro amador, até mudar para São Paulo a fim de estudar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Morando então na capital, teve três filhos: Rodrigo (31) e Marcelo e Maurício (28). Atualmente mora em São Roque.

Carreira Literária

Além de professor, trabalhou em teatro profissional até 1967 como ator, diretor, cenógrafo e com teatro de bonecos. Mas desde 62, Pedro já trabalhava também na área de jornalismo e publicidade, começando na revista "Última Hora" e depois na editora Abril, onde escreveu para diversas revistas e foi convidado a participar de um coleção de livrinhos infantis.

Seu primeiro livro foi "O dinossauro que fazia au-au", voltado para as crianças, e fez um grande sucesso. Mas foi com "A Droga da Obediência", voltado para adolescentes - que ele considera seu público alvo - que ele se consagrou. Este foi seu livro com o a maior vendagem de exemplares de todos os tempos.

Desde então, a partir de 1983, Pedro Bandeira dedicou-se inteiramente à literatura. Ele garante que a experiência em jornais e revistas o ajudaram como escritor, uma vez que o jornalista é obrigado a estar preparado para escrever sobre quase tudo. A inspiração para cada história, segundo o autor, vinha de livros que leu e nos acontecimentos de sua própria vida. Criatividade nunca faltou ao santista, mas quando isso acontece, Pedro abre o e-mail de seu computador e começa a ler as mais de 300 mensagens e cartas que recebe semanalmente de seus leitores de todo Brasil. "Às vezes tiro idéias das cartas porque o conteúdo das mensagens são os mais diversos. Tem quem pede conselho sentimental, outros dizem que não se dão bem com os pais e já recebi até carta de presidiário. Tento responder a todas".

Obras publicadas

Obras de Pedro Bandeira, em ordem alfabética.

Principais prêmios