DESCRIÇÃO

O Oásis dos Sonhos consiste em uma mini-excursão das famílias atendidas pelo projeto Agentes de Leitura a uma biblioteca. Cada agente é encarregado de realizar uma atividade que incentive a leitura e a visita a bibliotecas. Tal atividade deve ser feita dentro do ambiente da biblioteca visitada, em meio ao acervo e ao trabalho dos bibliotecários.
Como as visitas são de caráter apenas cultural, o agente poderá levar as famílias a qualquer biblioteca de sua cidade, podendo ser uma biblioteca pública, ou de alguma ONG, ou biblioteca escolar e etc...

OBJETIVOS

O maior objetivo dessas excursões é mostrar as famílias como é o trabalho dentro de uma biblioteca. Como está organizado o acervo e a importância da mesma para a comunidade. Além de interagir as famílias entre si em um ambiente comum a todas elas, seja para o lazer-educativo, seja para leitura ou simplesmente para alertar para a valorização do nosso patrimônio.

PROCEDIMENTOS

O Agente combina com o bibliotecário ou responsável pela biblioteca e agenda uma visita com suas famílias. Nessa visita predominará as explicações do bibliotecário e também do agente acerca dos pontos a seguir:
A importância de uma biblioteca pública
Como é organizado o acervo?
Como funciona o sistema de empréstimo?

Além de responder a essas perguntas para os visitantes, o agente, juntamente com o Bibliotecário, deve realizar alguma atividade lúdica ainda dentro do ambiente e que envolva a leitura e/ou alguma informação acerca da biblioteca visitada.

AVALIAÇÃO

Avaliaremos a participação da família como totalmente positiva para o crescimento não só do incentivo a leitura, mas como também do reconhecimento e preservação do patrimônio público. A presença das famílias nos auxiliará a incentivar a comunidade a exercer sempre papéis como estes.


MATERIAL UTILIZADO

Biblioteca
Livros
Dinâmicas

TEMPO NECESSÁRIO

Todas essas excursões serão feitas no decorrer do ano, sendo que cada agente terá um mês para levar suas famílias a biblioteca para a realização da atividade.
Cada oficina deve demorar no mínimo uma hora e meia e no máximo três horas.