DESCRIÇÃO

O Contar para Encantar: A Ate de Contar Histórias, é uma Palestra onde os Agentes de Leitura fazem uma breve apresentação de seu trabalho. E após isso apresentam em teoria e prática os métodos das principais atividades em grupo mantidas pelos Agentes de Leitura.
Nessa teoria, foi elaborado uma pequena apostila onde são discutidos e descritos os processos pelos quais os agentes passam para realizar cada atividade de Contação de histórias. Sendo que estas descrições estão assim classificadas:
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Que explica como os agentes fazem em suas contações de histórias. Como contar, o que falar, como agir e etc...
A REPRESENTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Explica e exemplifica os passos para uma representação de histórias.
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTADAS – Mostra como incrementar músicas nas contações de histórias.
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM FANTOCHES – Explica como contar histórias fazendo uso de fantoches.
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS BRINCADAS – Como incrementar brincadeiras na hora das contações de história? Essa pergunta é respondida e com exemplos.
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM LEITURAS DE LIVROS – Aqui se explica e com exemplos, como os Agentes lêem livros para as crianças em suas contações de histórias.

Todas essas dicas são baseadas nos trabalhos e resultados obtidos pelas atividades dos Agentes de Leitura de Itapiúna.
A palestra já fora apresentada e com bastante êxito, pois foi para voluntários no Espaço de Leitura do centro de Apoio á Criança.
O maior objetivo dessa palestra, é formar novos voluntários que incentivem a leitura e quem sabe novos contadores de histórias e incentivadores da Leitura.


OBJETIVOS

Nosso maior objetivo é levar para a comunidade, em especial voluntários da leitura, um pouco de nosso trabalho e como cada um pode ajudar a divulgar os benefícios da leitura.
Como já trabalhamos com contações de histórias, oferecemos chances a esses voluntários de estarem conosco nesse trabalho tão belo de contação de história.

PROCEDIMENTOS

As palestras são ministradas por um ou mais dos Agentes de Leitura de Itapiúna e o público tem em vista não só explicações e exemplos como também a chance de se tornar um voluntário da Leitura.

AVALIAÇÃO

Avaliaremos a participação dos adolescentes e voluntários como totalmente positiva para o crescimento não só do incentivo a leitura, mas como também para o crescimento da participação cidadã em Itapiúna.

MATERIAL UTILIZADO

Slides
Apostilas sobre as atividades dos Agentes de Leitura

TEMPO NECESSÁRIO

Cada oficina deve demorar no mínimo uma hora e meia e no máximo três horas.