DESCRIÇÃO

Esse é o título do Mini-Curso que já foi coordenado no distrito de Caio Prado e agora terá novas atividades em outras localidades. O Mini-Curso visa fazer uma análise da Literatura infanto-juvenil, desde suas primeiras obras até dos dias de hoje.
Tendo como principal metodologia a exposição das diversas representações e utilizações da Literatura Infanto-Juvenil em nossa comunidade, focaremos principalmente as maneiras lúdicas com as quais a Literatura citada se apresenta. Analisaremos essas representações a partir de uma visão enquanto indivíduo social e não estudante crítico do assunto, para que os alunos possam ver a literatura de uma maneira clara, importante e o mais interessante, de uma maneira prazerosa, lúdica.
Nosso maior empenho se voltará para a parte Lúdica da literatura, uma vez que os alunos pouco contato tem com essa face dela em sala de aula. Para tanto, utilizaremos o que chamamos de aulas teóricas, que são as aulas onde falamos da Literatura Infanto-Juvenil em si, dos aspectos mais importantes e características, e aulas práticas, que será uma atividade escrita, falada ou uma dinâmica. Essas aulas serão sempre voltadas para o foco da Literatura Infanto-Juvenil ao qual limitamos: O Lúdico.


OBJETIVOS

O maior objetivo a ser alcançado é Levar para os alunos do mini-curso um pouco sobre a Literatura Infanto-Juvenil. Seus principais autores, as principais obras e contextos. Visamos dar uma visão geral aos alunos, de maneira a esclarecer dúvidas e a principalmente responder: o que é a literatura infanto-juvenil?

PROCEDIMENTOS

De início abriremos matrículas Limitadas. Quando o mini-curso tiver início, os agentes de leitura de Itapiúna usarão do acervo físico e do acervo de sua formação para ajudar ao máximo no bom desenvolvimento no decorrer do mini-curso.

AVALIAÇÃO

Serão avaliados os alunos no decorrer do Mini-Curso, quanto a:
Participação
Atividades realizadas
Leituras
Contribuição para as aulas
Avaliação final

MATERIAL UTILIZADO

Apostila do Mini-Curso
Slides
Livros
Peças de teatro
Livros infantis
Papel, caneta, etc...

TEMPO NECESSÁRIO

O Mini-Curso terá duração de sete dias com 6 horas por dia e um oitavo dia para a socialização final.