Em JUNHO, Aconteceu:


A leitura ganha espaço físico, as estórias saem dos livros e passam a caminhar livremente por entre seus leitores. O contador de estórias, os emprestadores de livros e os bibliotecários se tornam leitores, que ouvem e contam estórias e histórias...

. Os livros... ah, os livros são mundos que nos aceitam e abrem suas portas para que possamos conhecer suas páginas, suas cidades, suas pessoas...


(Izabela, Agente de Leitura da Rua Cosme Santos - SEDE)

É isso que acontece com o Projeto Agentes de Leitura em Itapiúna, e o I ENCONTRO LITERÁRIO: A LEITURA EM SUA VIDA foi o passo inicial para a “humanização” da leitura.
No último dia 25 de Junho, os Agentes de Leitura realizaram o I Encontro Literário onde reuniram jovens leitores do projeto das ruas Cosmo Santos e Cosme Leite. Os leitores: assíduos, o local: acessível, os ministrantes: agentes de leitura e o resultado: muita alegria e leitura em geral.


(Participantes do encontro)

No começo do evento foi realizada uma dinâmica muito louca, onde o Cosme e a Isabela escreveram a frase Era Uma Vez... e o resto da turma tinha que construir uma história, sendo que cada um colocaria uma frase, se baseando apenas na última frase colocada. O resultado foi uma estória tão maluca que fez muita gente chorar de tanto rir. Veja só como ficou a estória no final:

A MENINA E O CACHORRO

Era uma
vez...

Uma menina chamada Maria... ela tinha um cacho
rro chamado Lalô... eles eram um casal muito apaixonados... uma garota muito alegre... inteligente e que viajava muito... um dia ela resolveu comprar um gato... e ele brigava muito com o cão... e o gato... adorava brincar com os amigos... era super divertida e amiga de todos... ele também adorava ajudar os seus colegas... e por isso era querido por todos... mas a pobre garota sofria de caxumba... e logo se recuperou... e se apaixonou por um belo rapaz.....

Então eles se casaram e viveram felizes para sempre.

Fim.

Mas o encontro não foi só isso não, ainda teve muita conversa com os participantes e também uma palestra sobre a Situação da Leitura no Mundo de Hoje, apresentada pelos agentes.


(Palestra ministrada pelos agentes de Leitura Cosme e Isabele, ambos atual nas ruas Cosme Santos e Cosme Leite)

Ruth Rocha também esteve presente, não fisicamente, mas nos honrou muito quando o Cosme contou uma de suas mais belas estórias Bom dia todas as cores.

Como eu dito no início a leitura ganhou vida nesse encontro, principalmente na hora do concurso literário “A leitura em sua vida”, onde os participantes tiveram de produzir, ali mesmo, seus textos e concorrerem nas categorias estória e poesias. Você confere agora não só os vencedores, mas todos os textos produzidos pelos participantes, que vão de 14 a 25 anos.

VENCEDOR - 1

"A leitura é uma forma maravilhosa de me ajudar, pois lendo a gente fica mais leve, aprende muitas coisas novas. Ajuda-me a melhorar a escrita, sem falar que, lendo a gente viaja sem sair do lugar. É muito bom a gente está sempre aberto a coisas novas, experimentar uma aventura,... e lendo acontece de tudo um pouco.

Quem não leu, é bom, experimente!
Pegue um bom livro e comece a folhear, pois assim você vai ver como é prazeroso entrar no mundo da leitura.
Eu já entrei, e você? Não vai entrar?"
Andressa - 13 anos

VENCEDOR- 2

A importância da leitura

"É por meio de livros que viajamos no mundo da leitura, buscamos novos conhecimentos para uma construção de uma vida digna e um salário melhor.

No entanto, é muito difícil encontrar pessoas com concepções como essas, suas importâncias maiores são os meios de comunicação que acabam deixando de lado os bons livros que servirão para o futuro.
Por isso que os livros tem vantagens para o nosso crescimento de sabedoria, aprendemos se expressar de modo que todos entendem e ingressando em uma profissão.
Portanto, buscamos mais leituras para podermos ser felizes profissionalmente."
Fabíola Borges Araújo - 17 anos

(Atividade escrita com adolescentes e jovens durante o encontro)

OUTROS TEXTOS:

"De perto conheço o “AMOR”
De longe conheço a “BONDADE”
De perto conheço a leitura
Que eu amo de verdade.
Hoje a leitura e faz muito feliz
Porque viajamos no mundo da imaginação

E ficamos apreensivos e com muita emoção."

Brandon Lee - 15 anos

"A leitura é muito importante
Ajuda a fazer pesquisas e ensina muitas coisas
Posso ler o tempo que eu quiser
Sentado ou em pé.
Felipe Souto
A leitura em minha vida

Vai fazer tudo mudar
Para minha profissão
Ela não pderá faltar
O conhecimento é fundamental
Para meu futuro ajudar.
"
Ismael Alves - 15 anos

"A leitura é
Um mundo de fazer
Um modo de aprender
Um modo de escrever
Um modo de entender o mundo."

Lincoln - 11 anos

"Sou criança
Sou pequena
Tenho muito que aprender
E os agentes de leitura
Trazem livros para eu ler

Não lia fazia um tempão
Quando eles apareceram

Os agentes de leitura
Para eu ficar sabendo
As novidades do Ceará
E o que está acontecendo
."
Jheny Kelly - 11 anos


"A leitura em nossa vida
É muito importante
Pois traz conhecimento
E é gratificante."

Autor D.

"A leitura em minha vida é muito importante
Por isso eu digo minha gente, é contagiante.

Leitura é amor
Leitura é paixão

Leitura é a dona do meu coração."

Cecília - 14 anos


"A leitura em miha vida
É uma forma de sonhar
Permite que eu vá muito longe
Sem sair do lugar.

Me dá paz, contagia
Me enchendo de alegria
Me ensinando a mehorar.
Me transmite uma leveza
Que as vezes me faz voar
Num mundo de aventuras
Cheio de esperanças
Que me faz acreditar

Que é lendo que se aprende
E conseguimos ser vencedores."

Ana Carla F. de Oliveira - 15 anos


"É muito importante porque a gente
Pode escrever bastante das colegas,
Da escola,
E até mesmo vira estória.

Até conhecemos pensamentos das pessoas,
Que está com a gente no momento.
A gente junto relembramos momentos passa
dos,
De quando éramos pequenos."
Anacléia Araújo Gomes - 21 anos

"Olá minha gente,
Escrevo estas linhas, para contar
O que a leitura fez na minha vida.
A leitura em minha vida trouxe vários progressos

Conheci tantos livros legais
Que as pessoas morriam de tento rir
De tão engraçadas que eram as estórias.
E também melhorei muito na escola."
Izabel - 13 anos

"E a leitura é o laço,
Entre viver e aprender. O que falar sobre a leitura, ainda mais na minha vida?
Poderia falar que ela é importante, mas, muitas pessoas falam isso.
Poderia dizer que é divertida, mas, outras pessoas também falaram isso.
Sendo sincero, digo e afirmo, a leitura já faz parte de mim.
Assim como meu coração e meu pulmão.
É quase ah... melhor dizendo, ela é um órgão que foi injetado na minha mente.
Viver é aprender.
Aprender é o bom viver."

Áquila Rabelo Soares - 20 anos

"Como já disse alguém há bastante tempo atrás, quem não lê não pode ver o mundo a sua volta. Isso é bem verdade, porém não quer dizer que pessoas que não tem o hábito da leitura sejam cegas ou de menor importância que as demais. O que vem a ser o diferencial entre o indivíduo leitor e não leitor é simplesmente o fato de aquele (leitor) ter uma visão bem mais completa de um determinado assunto ou acontecimento.
E talvez seja realmente isso que motiva cada um de nós a buscar a cada dia, informações novas, curiosidades sobre esporte, cultura, novelas, e etc... o fato de nos tornarmos diferentes dos demais , sabendo das coisas com mais detalhamento. E isso só é possível por meio da leitura. VIVA O EXERCÍCIO DE LER. (já que dizem que ler também é um exercício)."
Edinardo carvalho - 19 anos

"Era uma vez os agentes de leitura.
Eles marcaram um encontro,

E foram ao encontro.
Eles adoravam a leitura.
E tinha até sorteio de livros!
E muitas brincadeiras,
E depois no final do encontro
Eles disseram que teria outros encontros."

Eliana Soares - 14 anos

"A leitura na minha vida
Pode ser uma grande lição
Para quem nunca leu
É uma azaração
De conhecimento e de cultura.

Há algumas pessoas que oferecem
Um livro a um amigo e ele diz:
Não muito obrigado

Não quero ser mal-educado
Mas seu livro pra mim
Não passa de desodorante barato.

E o cara si sem nada entender
Achando que seu amigo
Está num buraco sem fundo.
Mas ele sem desanimar,
As vezes fala pra si mesmo

Esses ignorantes vão aprender
A gostar de ler

Custe o que custar."

Thiag0 - 14 anos



E como todo leitor adora um bom livro, antes de encerrar, os agentes de leitura sortearam dois (02) livros entre os participantes.

(ANDRESSA, recebendo das mãos dos agentes de leitura, Isabela e Cosme, um livro que foi sorteado durante o encontro)

FABÍOLA, recebendo um livro sorteado durante o encontro)

A leitura é mesmo nota 10, ou melhor, nota 225, que é o número de famílias atendidas pelo Projeto em Itapiúna. Como deu pra perceber, esse projeto promete e quem sai ganhando realmente são as famílias .

E aproveitando o ensejo, os Agentes de Leitura de Itapiúna agradecem o apoio do Centro de Apoio á Criança e da Secretaria Municipal da Cultura.



AGRADECEMOS O APOIO DE TODA A EQUIPE DO: