Projeto agentes de Leitura de Itapiúna é uma extensão do Projeto Agentes de Leitura do Ceará, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), articulado ao Plano Estadual do Livro e da Leitura, focando o direito á leitura, como instrumento de inclusão social e cidadania.O Projeto Agentes de Leitura do Ceará promove a democratização da leitura como ação estratégica de inclusão social e de desenvolvimento humano, através de atividades leitoras ancoradas nos acervos bibliográficos (já existentes e em aquisição) que integrarão o sistema municipal de acervo público das bibliotecas municipais e/ou comunitárias, mediados pelos agentes de leitura, responsáveis pelo acervo e acompanhamento do processo leitor de famílias cadastradas criteriosamente. (...)Enfoca a leitura como ação reflexiva, em outras palavras, postula-se no projeto o leitor como indivíduo, que além da alfabetização e de um domínio pragmático do código escrito, manipule com relativa frequência os processos de significação de qualquer discurso, possibilitando a ressignificação de sua própria vida e inserção social.

No muncípio de Itapiúna o Projeto conta com 01 articulador e 09 Agentes de leitura, 05 na SEDE e 04 nos Distritos e Localidades, beneficiando 225 famílias em todo o município.
Atuando nas ruas da

SEDE:COSME SANTOS / UMBURANAS / RUAS DIVERSAS/ COSME LEITE/ CONJUNTO NOVA ITAPIÚNA / ANA ALMEIDA / SÃO FRANCISCO/ SÃO CRISTÓVÃO/ ALEXANDRINA/ BOTICÁRIO/ MATADOURO/ TOSCANO

e nos DISTRITOS E LOCALIDADES de:PALMATÓRIA / CAIO PRADO / ITANS / FAZENDA VELHA/ LÁZARO / POÇO DA TÁBUA.

Cada um dos 09 Agentes de Leitura é responsável pelo seu acervo e pelo acompanhamento do processo leitor de 25 famílias cadastradas criteriosamente no município de Itapiúna.

Neste movimento, entende-se que o ato de ler não é apenas colocar o texto na mão do leitor, ordenar a leitura que ela acontecerá. Existe uma mediação a ser feita a partir do que se pode atingir. No caso, a necessidade premente da figura do agente de leitura (leitor).

O Projeto Agentes de Leitura do Ceará privilegia em seu acervo a leitura literária como atividade cultural que amplia o universo do conhecimento, desvendando saberes para além dos muros da escola. Presentifica-se também como espaço de formação de diferentes sujeitos com variadas experiências, que resgatam de si e do texto as condições que possibilitam o espaço dialógico, eixo central de toda a ação democratizadora.

AÇÕES GERAIS
Formação Pedagógica continuada.
Acompanhamento familiar·
Integração com as comunidades·
Bibliotecas públicas·
Conselhos gestores·
Acompanhamento e avaliação

AGENTES DE LEITURA

Isabela Feitosa Lima
Francisco Cosme Alves
Roberto Lira de Souza
Francisco Edílson Araújo Pereira
Antonia Adriana Vidal Ferreira
Maria Aurineide F. Justa
Antonio Rafael Nascimento Henrique
Maria Ivanilda Medonça Carneiro
Evelane Maria Bezerra Oliveira

AGENTE ARTICULADOR
Cosmo Helder Ferreira da Silva